terça-feira, 3 de novembro de 2009

Beatles e Legião Urbana / A História do Rock

O termo rock’n’roll surgiu com os negros norte-americanos, no século XX, e era usado para o ato sexual. O termo significa balançar e rolar. O rock é a fusão de dois gêneros musicais: o Rhythm’n’Blues e o Country And Western e também possui grande influência do estilo swing.
Elvis Presley foi de primeira o símbolo da presença e explosão de palco na história do Rock. A primeira versão de sua música Tutti Frutti era obscena, o que não agradou em nada seu produtor, então a canção foi modificada. Chuck Berry foi o primeiro artista considerado o mais completo da primeira geração do rock, era vocalista, compositor, instrumentalista e showman.
Quando se pensa em rock logo vêm as referências de Beatles, Elvis, Chuck Berry,Rolling Stones, Bob Dylan, etc. O Rock foi criando diversos subgêneros, dentre eles: o hard rock, heavy metal, punk, hardcore, rock progressivo, new wave, rock gótico ,grunge, britpop, samba rock, folk, country, rockabilly entre tantas outras designações .

Os Beatles:
Os Beatles estouraram no ano de 1964 e conseguiram que não houvesse nenhum assalto e nenhum assassinato no país enquanto, eles estiveram no palco. Com isso conseguiram uma façanha que jamais alguém conseguiu repetir, ficaram com os cinco primeiros lugares das paradas de sucesso e tiveram supremacia mundial até o final do grupo, que aconteceu nos anos 70. O nome Beatles vem de um trocadilho entre Beetles (besouros) e Beatles (batida).Os Beatles são até hoje uma das bandas que mais vende CDs e ouvidas da história do rock mundial.

Rock Brasileiro:

A primeira estrela do rock brasileiro foi Celly Campelo. O Rock realmente explodiu aqui no Brasil nos anos 80. Nossas mais fortes referências são: Blitz, Paralamas do Sucesso,Titãs, Ratos de Porão, Raul Seixas, RPM, Sepultura, Jovem Guarda,Jorge Ben Jor, Legião Urbana, Los Hermanos, dentre outros.

Legião Urbana:

A banda surgiu em Brasília em 1982, seu fim foi no ano de 1996, com a morte de seu vocalista Renato Russo. A banda lançou treze álbuns durante sua carreira. As bandas que influenciaram a Legião Urbana foram The Cure,The Smiths, Joy Division. Seus integrantes são : Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista) e Dado Villa-Lobos (guitarrista). O primeiro álbum da banda chama-se Legião Urbana, com os sucessos “Será”, “Por Enquanto”, “Ainda é Cedo”.

Rock:

Todos os CDs, até 1993, foram remasterizados no estúdio londrino Abbey Road Studios. Uma curiosidade é que há um mote em quase todos os CDs da banda Urbana Legio omnia vincit (do latim : Legião Urbana a tudo vence). Esta frase só não aparece no último álbum da banda no qual Renato possuía o diagnóstico de AIDS em estágio avançado. Sobre as notícias mais recentes sobre a banda, diz-se que não existe a possibilidade de formar uma nova banda, mesmo que fosse com seus integrantes ainda vivos, como foi anunciado no jornal, ainda há pouco. A única coisa que ainda é discutida, é a possibilidade de uma turnê em que os integrantes participem com a ajuda de alguns convidados especiais, para recantar as músicas de maior sucesso da banda. §Beatriz Damas Martos










Nenhum comentário:

Postar um comentário